SEJAM MUITO BEM VINDOS A ESTE BLOG!--------ENA!-- TANTOS LEITORES DO MEU BLOG QUASE DIÁRIO! ---ESTA FOTO É UMA VISTA AÉREA DA MINHA TERRA,-TABUAÇO! UM ABRAÇO PARA CADA UM DE VÓS! -ANDRÉ MOA-

quinta-feira, 9 de abril de 2009



COMPASSO DE ESPERA – TRANQUILIDADE ADIADA
2009-04-06



Lá fui eu ao hospital fazer a TAC. Cheguei às nove horas em ponto ao serviço de medicina. Vesti o fato de gala – o tal que dá mais pelo nome de pijama hospitalar – e lancei-me na cama a ler, à espera que me chamassem para ser conduzido ao Serviço de Imagiologia. Era meio-dia quando o telefone tocou a requisitar a minha presença. Às treze horas já estava despachado. Nada perguntei, nada me disseram quanto ao exame em si. Este vai ser enviado, talvez amanhã, para “Medicina”. Fiquei de telefonar à tarde. Em vez de telefonar, vou passar por lá. Pode ser que encontre o médico e me dê já o seu veredicto sobre o meu próximo futuro. Alea jacta est. Os dados estão lançados.Eu, confesso, estou muito esperançado. Mas preparado para o que der e vier.Se o que vier for bom, óptimo; se for menos bom, cerrar os dentes e continuar a lutar.
****
****
«Claro que vai ser bom. Pensamento positivo. Vá lá cerrando os dentes e continuando a lutar!
Beijinhos. Linda».
****
****
2009-04-07

Às duas da tarde em ponto, lá estava eu perfilado para receber o resultado da TAC que fiz ontem. O médico já tinha saído. Deram-me o exame. Li, de pronto, o relatório. Confesso que esperava melhor. Mas porque sou leigo na matéria, não sei ler nas entrelinhas e pode ser que me tenha precipitado na leitura e interpretação dos dados. Amanhã vou tentar falar com o oncologista para perceber bem o que se passa, o que ele irá dizer e prescrever. Só então tirarei conclusões. Uma coisa é certa: a luta continua e eu não viro costas à luta. Era o que faltava! Procuro ser dos que não perdem a esperança e a confiança facilmente. Assim será, com a vossa sempre preciosa ajuda, meus imprescindíveis amigos e familiares. Assim vai ser.
****
****
2009-04-08
«Olá André,
Tive muito que ler, já que ando atrasada. Aproveito para através de si dar os meus pêsames a Gabriela Silva. Tenho gostado muito dos seus poemas e de toda a sua escrita em "Entre margens de Afectos", bem como a da Aida Baptista. E lá estarei no dia 18 de Abril no lançamento do novo livro. Quanto a si, André, espero as últimas novidades. Estamos sempre aqui entrincheirados para o que der e vier.
****
****

O que a Gabriela diz de si é muito bonito e mostra bem a sua têmpera. Concordo plenamente e mais ainda quando ela diz: "...Quando te conheci pessoalmente ainda gostei mais..." Eu também ainda gostei mais.Quando abri este post adorei ver aquela imagem lindinha do Luís Tiago. Parece ser uma criança maravilhosa e uma força imensa de vida e esperança. Espero que as novidades sejam boas ou pelo menos razoáveis. Deixo-lhe um abraço enorme e beijinhos.
Volto breve.
Branca
****
****

Olá André!
Acabei de chegar aqui pela mão da Branca. Li o último post e vou voltar para ver o que tenho "perdido". Quanto à sua saúde, não é a primeira vez que fica baralhado com os relatórios mas depois vem o médico e devolve a serenidade, não é? Vamos esperar que o bicharoco esteja K.O. Mas se não estiver, cá estamos para o combater e arrumar de vez. Espero que não o impeça de vir ao Douro retemperar as forças e recarregar baterias.
Um abraço. Graça Lopes».
****
****

Levantei-me cedo e, logo que preparado para sair, lá fui eu de rota batida, munido com exames e análises, rumo ao Hospital, à procura do Dr. Manuel Domingos, o médico oncologista que já vai na segunda batalha contra os meus cancros, para me ir mantendo vivo. E eu, como lhe estou grato! Quando se apercebeu de que tinha exame e relatório comigo, perguntou-me que tal eram as notícias. Respondi-lhe que esperava melhor. Olhou-os de relance, e logo me tranquilizou, afirmando que não estavam mal. De qualquer maneira, recomendou-me que fosse dar uma volta e regressasse por volta das 11 horas. Sentei-me por ali perto a ler Aquilino Ribeiro – Geografia Sentimental. Quando mergulho na leitura alheio-me de tudo o resto, perdendo mesmo a noção do tempo. Daí que a hora e meia de espera se esfumasse sem dar bem por isso. O meu irmão apareceu e também me ajudou a vencer a ansiedade que, sob a aparência de tranquilidade, me ronronava no cérebro. Às onze em ponto, apresentei-me de novo ao médico que me amainou o espírito. Não me receitou nada, passou-me sim uma requisição de novas análises para o próximo dia vinte e oito e uma marcação de consulta para o dia trinta a fim de ponderar e decidir, com base em todos os meios de diagnóstico existentes. Adiantou que, muito provavelmente, não iria prescrever mais tratamentos, por prever que não serão necessários. Aguardemos, pois, pelo fim do mês, calma e serenamente, ainda que com o credo na boca. Mas sempre confiante e esperançoso. E preparado para continuar a lutar, com unhas e dentes, a cerrar fileiras se necessário for. Um pequeno contratempo: não será ainda desta vez que irei matar saudades da minha terra natal, do meu pátrio Douro. Muito provavelmente, se não surgir qualquer outro impedimento, só nos fins de Junho. O meu irmão ainda levantou a hipótese de se tentar alterar a data da consulta, mas eu demovi-o, mostrando-lhe que respeitava religiosamente as circunstâncias, que não gostava de contrariar, muito menos remar contra a corrente, que gostava sim de mergulhar e tranquilamente seguir o rumo por elas definido. E, argumento definitivo e “arrasador”, rematei com os velhos ditos populares: ‘a saúde está primeiro’; ‘há mais marés que marinheiros”; ‘primeiro a obrigação, depois a devoção’. A minha obrigação, a prioridade das prioridades, neste momento, é tratar da saúde. Havendo saúde, tudo o mais virá por acréscimo e com saúde é que apetece gozar a vida, dar largas à folia que, então sim, nos proporcionará alegria e prazer.

14 Comentários:

  • Às 9 de abril de 2009 às 11:35 , Blogger Dad disse...

    Olá querido Amigo!
    Fico feliz por ver as boas notícias que, espero que venham a ser cada vez melhores!
    Grandes beijinhos para todos vós e uma Páscoa
    cheia de notícias e coisas boas!

     
  • Às 9 de abril de 2009 às 19:52 , Blogger Andre Moa disse...

    Bem-hajas, cara DAD. Páscoa Alegre e Feliz.
    Beijinhos.
    André Moa

     
  • Às 9 de abril de 2009 às 20:18 , Blogger Osvaldo disse...

    Olá, caro irmão;

    As noticias serão boas, porque nós merecemos receber boas notícias, não achas?!... e ninguém melhor que tu para as transmitires aos teus amigos.

    Gostei do coelhinho que te acompanha na foto!... Ou será um Leão?...

    Feliz Páscoa para vocês que bem merecem.

    Votos de,
    Ana, Léo e Osvaldo, Débora, Olivier e Princesa Solange.

     
  • Às 9 de abril de 2009 às 22:57 , Blogger Andre Moa disse...

    Caro Osvaldo e bela companhia, muito em especial a princesa Solange,não apenas por ser princesa, mas por ser quem é:
    Estou animado e esperançado em que as notícias do fim do mês sejam animadoras e tranquilizadoras. Até lá, um pouco em pulgas, é natural, mas confiante.O meu neto, no carnaval,não fez a coisa por menos: vestiu-se de uma mistura entre a pele do leão e um bicharoco indecifrávl aos meus olhos de ignorantão. A mãe comprou-lhe ainda uma outra fantasia - o boneco de neve - que lhe ficava ainda melhor, mas parece que não há fotos com essa vestimenta. Azelhice de avô. Mas tá bem bô!
    Abraços e beijos
    André Moa

     
  • Às 10 de abril de 2009 às 00:37 , Blogger Branca disse...

    André,

    FInalmente cheguei a este post! Por vezes tenho alguma dificuldade em abrir este blog, ttalvez por estar mais pesado que o outro, com imagens laterais de diversos programas, penso eu, que sou uma ignorante no assunto. O Que importa é que vou chegando.
    Gostei particularmente daquela fotografia de avô e neto, estão os dois encantadores. Realmente não há mal que resista a tanto encanto e a essa força imensa de agarrar a vida.
    Claro que as notícias vão ser boas, até lá vai ter umas férias, para recuperar os dedos. Já vi que anda a teclar muito, já passei pelo olhar de Xisto e tem sido só escrever em ambos os lados. Amanhã volto ao outro sítio para ler a vida esforçada dos homens do Douro e dos Barcos Rabelos.
    Por aqui deixo-lhe beijinhos e um especial para o Luís Tiago.
    Fiquem bem e tenham dias felizes.
    Branca

     
  • Às 10 de abril de 2009 às 13:30 , Blogger Graça Lopes disse...

    É assim mesmo, André " preparado para continuar a lutar, com unhas e dentes, a cerrar fileiras se necessário for"
    Gostei das palavras de guerreiro e sa sensatez de ‘a saúde está primeiro’....
    Que seja em Junho....o Douro cá o aguarda!
    Abraço e boa recuperação.
    Graça Lopes

     
  • Às 10 de abril de 2009 às 18:58 , Blogger Andre Moa disse...

    Carissimas,
    obrigadíssimo pelos rasgados elogios e, muito principalmente, pela grande amizade que revelam.
    Só o facto de a próxima consulta coincidir com a reunião da Assembleia Municipal de Tabuaço me faz desistir de lá ir no fim do corrente mês. Em Junho será. Vamos lá ver.
    Festa primaveril Feliz.
    Beijinhos.
    André Moa

     
  • Às 11 de abril de 2009 às 20:48 , Blogger Elvira Carvalho disse...

    As notícias vão ser boas de certeza.
    Deixo-lhe um abraço e que passe uma Páscoa com muita Luz, muita Paz e Amor.

     
  • Às 11 de abril de 2009 às 23:10 , Blogger Andre Moa disse...

    Obrigado a todos.
    Desejo-vos Alegria e Felicidade, neste tempo de Páscoa, neste tempo primaveril, neste tempo de renovação.
    André Moa

     
  • Às 13 de abril de 2009 às 10:25 , Blogger paula disse...

    Claro que as noticias vão ser boas...
    Batalha a batalha o guerreiro vai ganhando a guerra...
    O Nosso pensamento positivo está a fluir constantemente na sua direcção.
    beijinhos de luz
    Paula Padinha

     
  • Às 13 de abril de 2009 às 23:07 , Blogger Andre Moa disse...

    Boa noite, cara Paula Padinha.
    Não é o "guerreiro" que, batalha a batalha, vai ganhando a guerra,mas todo o exército, nós todos, vós, comigo, em solidariedade estreita. A união é que faz a força e a força da mente é incomensurável.
    Beijinhos
    André Moa

     
  • Às 15 de abril de 2009 às 23:43 , Blogger Osvaldo disse...

    Olá irmão;

    Noticias boas pra dar?...
    Vamos lá continuar positivo e conta com toda a nossa corrente de amizade.
    Provávelmente estarei por aí entre o 18 de Maio e 1 de Junho. A confirmar-se e se a genica dá pra isso podemo-nos encontrar um sabado em tabuaço. Que achas ?.

    Um abraço e bjs a todos.
    Osvaldo

     
  • Às 16 de abril de 2009 às 00:01 , Blogger Andre Moa disse...

    Já que vontade não me falta, acho bem. Tenho que jogar com a agenda do meu irmão, a dos médicos e com o estado de saúde. Mas vamos apontar para isso. Em Tabuaço ou onde possas andar em serviço. Boa notícia essa que me dás, de vires até cá, dentro em breve.
    Um abraço.
    André Moa

     
  • Às 27 de abril de 2009 às 06:17 , Blogger Branca disse...

    Olá André,

    Espero que esteja tudo bem por aí.
    Deixo beijinhos.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Que cantan los poetas andaluces de ahora...