SEJAM MUITO BEM VINDOS A ESTE BLOG!--------ENA!-- TANTOS LEITORES DO MEU BLOG QUASE DIÁRIO! ---ESTA FOTO É UMA VISTA AÉREA DA MINHA TERRA,-TABUAÇO! UM ABRAÇO PARA CADA UM DE VÓS! -ANDRÉ MOA-

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RADIOCIRURGIA - GAMMA KNIFE



2011-02-01

Esta guerra chegou às do cabo. O cancro que começou pelo rabo – neoplasia rectal - acabou por se ir aninhar nos pulmões onde tem permanecido latente, ainda que lento, há mais de dois anos, graças ao ataque cerrado que a medicina convencional e as medicinas alternativas, também ditas naturais, não lhe têm dado tréguas. Nem eu, com toda a força anímica que contra ele congrego. Ousou agora trepar até à torre de menagem, ao último reduto do castelo, desta fortaleza e aço com que o tempo barrar e sacudir. Aqui chegados, há que cerrar fileiras, redobrar de energia e determinação e assestar todas as baterias conta o inimigo que urge rechaçar para ir descendo, descendo até se sumir por onde entrou.
Para tanto, e como agora o mais ingente e urgente é conter a invasão das metástases que acabam de se alojar no cérebro, to0dos os esforços se concentram na cabeça, na caput, no cocuruto do corpo, no cabo superior, na copa desta árvore que pretendo continuar a ser, bem enraizada e bem de pé.
E lá fui eu, determinado e confiante, realizar a «radiocirurgia Gamma Knife (192 Co-60 Leksell GammaKnife PERFEXION) no dia 31-01-2011», conforme leio do relatório médico do tratamento.
«Parâmetros do tratamento – Metástase rolândica direita (Volume 2,9cc)Dose margem 20 Gy. Isodose 50%»
«O procedimento decorreu sem complicações imediatas. O doente será contactado telefonicamente dentro de uma semana para saber do seu estado clínico, e fica com consulta marcada no Centro Gamma Knife para dentro de três meses».
«Entretanto, deve manter o mesmo esquema terapêutico que fazia em ambulatório, e acrescentar:
- Decadron 0.5 mgr. 3 comprimidos 8/8h (durante 4 dias)
- Decadron 0.5 mgr. 2 comprimidos 8/8h (durante 4 dias)
- Decadron 0.5 mgr. 2 comprimidos 12/12 h (durante 4 dias)
- Decadron 0.5 mgr. 2 comprimidos/dia (duane 4 dias) e para
- Omeprazole 20 mgr 20 mgr. Comprimidosd, 1 cp de manhã
DepakineChrono 500mgr, 1 cp 8/8H.

Lisboa, 31 de Janeiro de 2011.
Dra. Mª Begonã Cattoni».

Pessoal eficiente, dedicado, delicado e simpático. Sempre em empatia com o doente e informação antecipada e constante. Gostei. A médica é espanhola. Nunca vi uma espanhola falar tão corretamente o português, praticamente sem sotaque.
A manhã de ontem serviu para tratar da parte burocrática e da instalação no quarto. No começo da tarde fui levado para fazer uma ressonância magnética. Examinada esta, seguiu-se o tal tratamento de radiocirurgia gamma knife que durou 29 minutos. Bom sinal, suponho, pois que a lesão se manteve circunscrita e o procedimento decorreu sem complicações imediatas. Tive hoje alta o fim a manhã.
À tarde fui ao Hospital de Santa Maria entregar o relatório à Dra. Mónica Semedo que marcou consulta pr o próximo dia 14 de Fevereiro, para se retoma a luta nos pulmões onde o cancro, pelos vistos, continuar a medrar e a vigilância tem de ser aturada e o combate profícuo e tenaz. E vai ser. Pelo menos pela parte que me toca. E de todos, Tenho a certeza.

16 Comentários:

  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 00:13 , Blogger Branca disse...

    Não sei se sou a primeira a chegar, mas parece que sim. Estava eu a pensar pedir notícias amanhã e já as tenho aqui.
    Isto é que tu és um cavaleiro cheio de defesas, armaduras até aos dentes contra a invasão do inimigo.
    Já me ri aqui com o teu humor, eu bem te dizia que a "nifa" era de precisão, pelo capacete não virá o mal ao mundo, o resto também vai, desde que não pegues em cigarrinhos, mas pelo que percebo não és homem fumador e os bichitos sucumbirão sem terem com que se alimentar.

    E vou dormir descansada porque esta batalha já está ganha.

    E cá as tuas tropas já estão a cerrar fileiras para te acompanhar nas batalhas seguintes.

    Beijinhos
    Branca

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 03:20 , Blogger Maria Soledade disse...

    Parabéns Amigo Môa; Mais uma batalha vencida.Esse processo inovador que eu desconhecia completamente vai decerto combater a lesão. Agora só é preciso continuar com a mesma força porque se conseguir tirar todas as armas ao inimigo ele não tem outra solução senão retirar-se e deixá-lo de vez em paz.A partir de agora tudo vai correr bem. Já chega Môa.Se houver mais batalhas todos estaremos prontos(como diz a Brancamar),para cerrar fileiras...

    Beijinhos e...MUUUUUITAAAAA SORTE

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 10:01 , Blogger Maria disse...

    Querido André
    Mais uma luta vencida. É claro que nos terás SEMPRE a torcer por ti. Tudo correu bem e, tudo acabará bem.
    Descansa um bocado. Essa coisa com nome estranho que fizeste, deve ter-te abalado.
    Beijinhos
    Maria

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 11:45 , Blogger Laura disse...

    Parece mais um capitulo da Guerra das estrelas que a tua luta apenas... Ele é capacete, nomes intergalácticos, já parece mais um game knife que outra coisa, e como tu estás em boas mãos, os médicos andam ao jogo da faca, e, pelos vistos acertaram na mouche.
    Rapaz, tu nunca vais deixar este mundo. Não vais porque nós não deixamos. Palavras do GT que cerra fileiras quando se trata de um Amigo querido, e luta para te manter com o humor em alta, e pelos vistos; resulta!

    Boa cura, muita esperança e alegria quanto baste,sabendo que ainda por cá vais ficar mais um belo ror de anos e anos...

    Amo-te Moa, meu querido Moa, meu Amigo desde há tantos dias.

    Laura

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 12:26 , Anonymous Anónimo disse...

    O seu testemunho é um exemplo,para todos nós.
    A coragem e força que tem.Vai ser sempre bem sucedida.
    Um Grande Abraço.
    Anali

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 16:16 , Blogger Bichodeconta disse...

    Força é precisa.Vontade férrea e naturalmente médicos e serviços de saúde .Conjugar todos estes factores será a receita .E Moa amigo tu vás conseguir vencer mais esta batalha. Um abraço e o desejo de que possamos contigo festejar esta e outras vitórias.Abreijos.Ell

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 21:21 , Blogger Parisiense disse...

    Esta dança que aprendeste a dançar e a incluir novos passos, vais dançar cada vez melhor e cada vez com mais garra.
    Nem que seja para poderes dizer " Vai mais uma dança"????
    E os teus amigos aqui estarão sempre para dizer " vamos lá a mais essa dança".

    Beijokitas muito grandes amigo

     
  • Às 2 de fevereiro de 2011 às 23:00 , Blogger Kim disse...

    Mon Chére Guimoa!
    Este capacete fez-me lembrar aquilo que tu és - um homem de outro mundo.
    A partir de agora, cada cavadela, cada "knaifada".
    Grande abraço amigo

     
  • Às 3 de fevereiro de 2011 às 10:47 , Anonymous DAD disse...

    Bom, eu que sou uma medricas até fiquei arrepiada com os relatos mas graças a Deus que tu és um cavaleiro sem medo e sempre confiante e eu também tenho que ser ao conhecer-te e saber da coragem que tens. És um grande exemplo para mim!
    Tenho a certeza que com naifadas ou outros quejandos, esse "bicharoco" que quer tudo corroer não vai levar a melhor!

    Beijinhos grandes ao herói!

     
  • Às 3 de fevereiro de 2011 às 19:48 , Blogger Andre Moa disse...

    Queridas e queridos amigos,

    O facto de passar por aqui como gato por cima de brasas ou cão por vinha vindimada não significa mais do que isto: ainda me sinto meio combalido, pelo que tenho de poupar as energias para a refrega, para o essencial, para o calor da luta ; Por outro lado, há que evitar irradiações eletromagnéticas, incluindo as povenientes do computador,como me foi recomendado, pois que bem radiobombardeado já ando eu.
    Sinto-me bem, confiante como sempre, mas há que redobrar a vigilância, a cautela (não digo caldos de galinha, porque os não como) e a atenção.
    E como a vida continua, vou ver se faço novo post com alguns poemas da minh poesia toda. Abreijos.
    André Moa

     
  • Às 3 de fevereiro de 2011 às 22:31 , Blogger Je Vois La Vie en Vert disse...

    Ainda bem que correu tudo bem !
    Beijinhos
    Verdinha

     
  • Às 4 de fevereiro de 2011 às 13:20 , Blogger Laura disse...

    Tudo o que é electromagnético deve ser evitado, desde o rádio relógio na mesa de cabeceira, a tv perto do lugar onde nos sentamos, os telemóveis, o micro-ondas, mas que raio de vida escolhemos para nos pouparmos, acabamos doentes com tanta energia da má...

    Beijinhos e força nessa alma sonhando dias de alegria e amizade ao som do compasso da vida, a cura que pode sempre acontecer.

    laura

     
  • Às 4 de fevereiro de 2011 às 23:33 , Blogger Concha disse...

    Que bom ter dado notícias. Não sabia onde as obter. Não o quero cansar, só quero que saiba que torço e torcerei sempre por si. Sempre que possa, vá dando notícias.
    Beijinhos
    Concha

     
  • Às 31 de janeiro de 2013 às 18:23 , Anonymous Anónimo disse...

    Moro no Brasil e estou anciosa por notícias suas, atualiza teu blog. Bjs! Shirley Musa

     
  • Às 12 de maio de 2015 às 01:22 , Anonymous Anónimo disse...

    Tb eu estou em tratamentos Gammaknife e realmente a Dra Begoña, a Dra Luisa Biscoito e toda a equipa são do outro mundo. Boa sorte para si.

     
  • Às 30 de março de 2020 às 21:41 , Blogger José Quintela disse...

    Boa noite. estou para fazer este tratamento. Alguém me sabe informar qual a comparticipação através ADSE para efetuar este tratamento.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Que cantan los poetas andaluces de ahora...