SEJAM MUITO BEM VINDOS A ESTE BLOG!--------ENA!-- TANTOS LEITORES DO MEU BLOG QUASE DIÁRIO! ---ESTA FOTO É UMA VISTA AÉREA DA MINHA TERRA,-TABUAÇO! UM ABRAÇO PARA CADA UM DE VÓS! -ANDRÉ MOA-

sábado, 2 de maio de 2009


2009-04-30




VEREDICTO: ‘EXCELENTE’


Passei a semana em exames e análises. Na segunda-feira fui fazer uma ecografia vaso-prostática e uma urofluxometria. Na terça-feira, análises: uma ao sangue e duas à urina. Hoje, logo pela manhã, fui levantar estes utilíssimos meios de diagnóstico, para os apresentar na consulta do médico oncologista, o excelente Dr. Manuel Domingos, marcada para as onze e meia. Às onze e meia em ponto, sou chamado pelo altifalante. Tudo visto e ponderado, exclama o Dr. Domingos a sua palavra-chave, o abre-te sésamo da minha tranquilidade: excelente. Que melhor poderia ouvir eu que estava com o coração aos saltos, na expectativa do seu veredicto? Nada melhor, é evidente. O factor cancerígeno que há um mês já baixara para níveis óptimos, desta vez ainda estava um tudo nada mais baixo. O PSA situa-se a um nível também baixo. Só o colesterol ultrapassou bastante a fasquia do desejável. O médico, porém, recomendou-me que, por ora, não ligasse a esse dado. Que tratasse, isso sim, de engordar, de me portar mal, mas com classe. Claro que só com classe uma pessoa se pode portar mal, caso contrário cai-se é na bandalheira, escorrega-se para a depravação, tomba-se na vilania. Já engordei seis quilos e meio, mas ainda me falta recuperar dez quilinhos para ficar com o peso anterior à hecatombe. E eu já era um rapaz elegante, como sabem os que me conhecem. Nunca fui gordo. Tornei-me foi num esqueleto ambulante, numa macabra imitação de um biafrense dos anos sessenta cujas fotografias nos arrepiavam a nós europeus bem nutridos. Falei-lhe dos nódulos que persistem. Como estacionaram, o oncologista considerou que não valia a pena prescrever mais tratamentos. Vigilância é o que se impõe. Alerta apertado, atenção redobrada. Análises e consultas regulares para controlo da situação. Daqui a dois meses, novas análises e nova consulta. Por pouco que a revisão não voltava a coincidir com a reunião da Assembleia Municipal de Tabuaço. Colide com os festejos de São João, que na minha terra são sempre muito animados, mas o meu corpinho pede mais sopas e descanso que bailarico aceso. Esteja eu folgado de saúde, que o folguedo rebenta espontaneamente no coração e na razão, e não há alegria maior nem festarola mais apetecida do que aquela que resulta de nos sentirmos bem connosco, convosco, com todos e com a vida. ‘Boa festa faz quem em sua casa está em paz’, como sempre ouvi proclamar a minha mãe, ao longo dos anos, mais amiúde na minha infância e juventude, quando o corpo me pedia rambóia, pândega, folia, estroinice, e a costumadas aflições dos progenitores preferiam sentir o pinto no aconchego das asas maternais, a fruir, quietinho, o sossego do pátrio ninho.
Sinto-me contente e serenado. A respirar fundo. Só não me apresento eufórico porque a espada de Dâmocles, em casos destes, mantém-se teimosamente pendente sobre a cabeça do visado e eu já estou de sobreaviso, pois que já é o segundo cancro que combato. E é bem verdade que gato escaldado de água fria tem medo.
Apesar deste receio natural (‘quem tem cu tem medo’ – proclama, frontal e sem papas na língua, o povo do alto da sua ancestral e experimentada sabedoria), se sempre confiei, mais confiado me sinto agora e mais agradecido a todos quantos me encorajaram, me estimularam, me emprestaram força anímica. Vou continuar atento, vigilante, alertado, mas não alarmado, que os sons não são de alarme, mas de júbilo. Alegremo-nos todos e rejubilemos.

24 Comentários:

  • Às 2 de maio de 2009 às 20:36 , Blogger raquel disse...

    Isto hoje é só festejar, venho de uns anos e chego aqui e deparo-me com estas noticias tão boas!
    Amigo André, diz que precisa de mais uns quilitos, não se preocupe que lhe dou alguns dos meus! ihihihihhi
    Linda foto do Netinho e do Avô! Reflectem alegria e cumplicidade!

    Bjs

    Linda

     
  • Às 2 de maio de 2009 às 22:13 , Blogger Andre Moa disse...

    Obrigado, cara Linda. Cá espero os seus quilitos, para ambos ficarmos elegantérrimos. ihihihihiih!
    Beijinhos
    André Moa

     
  • Às 2 de maio de 2009 às 22:16 , Blogger Teresa disse...

    Olá André,

    Que boas notícias!!!!

    Estou tão feliz por si.

    Um grande Abraço.

    Teresa Félix

     
  • Às 2 de maio de 2009 às 23:00 , Blogger professora disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 2 de maio de 2009 às 23:06 , Blogger Graça Lopes disse...

    Grandes notícias, André! Fico feliz.
    Também me ofereço como dadora de quilos. E olhe que tenho mais para dar do que a Linda mas como ela chegou primeiro resta-me esperar na fila!
    Continue divertindo-se com o seu Luís Tiago e faça o favor de ser FELIZ.
    Abrejos
    Graça Lopes
    PS: O comentário anterior era meu mas como não estava identificada eliminei-o.

     
  • Às 3 de maio de 2009 às 00:01 , Anonymous Dad disse...

    Doadoras de quilitos é que não faltam, incluindo eu! Vais ficar um gordo!

    Estou feliz com as muito boas notícias!

    Beijinhos grandes e bom fim de semana!

     
  • Às 3 de maio de 2009 às 00:31 , Blogger paula disse...

    que belas noticias... fico tão feliz... aqui no meu reino a princesa também recebeu resultados excelentes esta semana... só nos resta a todos festejar e dar graças a deus por tanta dádiva...
    beijinhos de luz
    Paula Padinha

     
  • Às 3 de maio de 2009 às 00:45 , Blogger Andre Moa disse...

    Caras amigas, mandem os quilos que quiserem, que eu quero saber-vos felizes. Se com eles, ficar gordo de mais, não importa: caminhadas a preceito e "transformarei" tudo em músculos. E assim, graças a vós, passarei a ser forte não apenas de ânimo, mas também de físico. Se for preciso, por vós, baterei o record do homem músculo. Passarei a ser o maior. Eheheheh!
    Beijos.
    André Moa

     
  • Às 3 de maio de 2009 às 01:00 , Blogger Branca disse...

    Cheguei tarde, mas fiquei tão feliz!
    VAI ser agora que temos que combinar um almoço ou um cházinho na baixa, depois de descansar e se sentir com mais força. Jà o vejo nesta foto mais gordinho e com uma disposição excelente com o Luís Miguel. Aliás nesta foto impera um aspecto saudável e boa disposição.
    Adorei.
    Não aceite os quilos da Linda, ela tem tantos ou menos que o André, é uma brincalhona e como não quero que as minhas amigas fiquem debilitadas, ofereço os meus, que chegam para dar e vender, o André já me conhece, sabe que é verdade, eheheh!
    Até me fazia um jeitaço!
    Continue bem.
    Beijos
    Branca

     
  • Às 3 de maio de 2009 às 02:55 , Blogger Unknown disse...

    André,

    Que boas notícias! Fiquei muito feliz. Espero ser avisada do cházito na baixa. A Branca sabe que eu sou mais de ler do que escever, contudo vocês já entraram no meu coração.

    Beijos
    Ângela

     
  • Às 3 de maio de 2009 às 09:35 , Blogger Osvaldo disse...

    Olá caro irmão;

    Estive um pouco afastado, mas cheguei e li logo excelentes noticias...
    Mas que maravilha e as mulheres a quererem te dar quilos e mais quilos... Tens duas soluções; ou aceitas, ou escolhes um dos dois fim de semana
    deste mês e engordas com a "Carolina" no Tábua d'Aço... E todo(a)s os que quizerem vir serão bem-vindos e que tragam um amigo também...
    Espero a resposta.
    Estou por aí entre o 18 e o 01.

    Um abraço, caro irmão.
    Osvaldo

     
  • Às 4 de maio de 2009 às 00:29 , Blogger Andre Moa disse...

    Cara Branca,
    Se calhar, até a Branca tem menos quilos que eu, quanto mais a Linda que é uma brincalhona e brinca até com a própria magreza, como eu tento brincar com a própria desgraça. Não se esqueçam, ou lembrem-se de que eu tenho um metro e oitenta (por acaso só meço um metro e setenta em nove, que já minguei um centímetro)e já recuperei seis quilos e tal. Já peso sessenta e seis quilos e novecentos gramas. Só falta recuperar dez, onze quilos, para voltar à elegância de antigamente.Não se esqueçam que só o meu esqueleto pesa umas dezenas de quilogramas.
    Mas venham mais quilos, que, como digo acima noutro comentário, encarrego-me de os transformar a todos em músculo. Vou retomar as minhas caminhadas regulares.
    Quanto ao teu convite, caro Osvaldo,está feito e aceite. Talvez um almoço em Tabuaço num dos dois últimos fins de semana de Maio, como referes, no restaurante Tábua D'Aço, aberto a todos quantos queiram e possam confraternizar. Sendo almoço, talvez seja mais fácil a deslocação para alguns, pois poderão regressar no mesmo dia aos seus lares. Quanto ao chazinho, estou a pensar que poderá ocorrer aqui em Lisboa, quando do lançamento do livro, que ocorrerá talvez em 23 ou 24 de Junho. Vamos pensar nisso e irei aqui informando do que for sendo fixado definitivamente.
    Abraços.
    André Moa

     
  • Às 5 de maio de 2009 às 08:33 , Blogger Concha disse...

    Caro amigo. Foi das melhores notícias que li até hoje. Já se nota uns quilitos a mais. Vai recuperar de tudo, essa é a minha certeza. É pena eu não poder dar-lhe os quilos a mais que precisa. Almoçamos (grupo) do costume para a próxima semana. Poderá ir?
    Bjs Conceição (Concha)

     
  • Às 5 de maio de 2009 às 17:30 , Blogger José Guilherme Macedo Fernandes disse...

    Claro que poderei ir almoçar convosco, cara Conchita, se não for terça-feira. Continuo com o arreigado vício de almoçar todos os dias (assim como lanchar, e jantar e cear e matabichar) e com o entranhado culto pela amizade. e vós sois das amigas que sempre me proporcionam momentos memoráveis. É só dizer o dia, a hora e o local.
    Beijinhos antecipados para todas as amigas do grupo.
    André Moa

     
  • Às 6 de maio de 2009 às 20:49 , Blogger Lisa disse...

    Olá André,

    Belo post, recheado de boas notícias!

    Desnecessário será dizer o quanto este post me alegra. Já o aguardávamos há algum tempo e o amigo vem o merece!

    Aproveite agora para fazer tudo o que lhe apetecer.
    VIVA A VIDA!!!

    Beijos

    Lisa

     
  • Às 7 de maio de 2009 às 20:31 , Blogger Andre Moa disse...

    Viva a Vida! Viva, Viva!
    Sopre do mar doce brisa!
    Vida livre e não cativa
    de coenças, cara Lisa!

    André Moa

     
  • Às 7 de maio de 2009 às 20:32 , Blogger Andre Moa disse...

    não cativa de doenças, queria eu dizer

     
  • Às 9 de maio de 2009 às 20:59 , Blogger Concha disse...

    A vida leva-a a viver
    e a doença a brincar
    por isso vamos ao Marquês
    para com o Baco brindar.
    Quem me dera ser assim
    e com a vida brincar
    e será um pouco por isso
    que a 13 vamos festejar.
    Não a dita Santa
    que o povo tanto venera
    mas a pura amizade
    que a todos nos preza.
    Concha

     
  • Às 10 de maio de 2009 às 00:47 , Blogger Andre Moa disse...

    Tinha Baco por um deus,
    deus do vinho e da alegria
    e não sabia dos seus
    amores pela monarquia.

    Em vez de deus, só Marquês!
    Que seja o Marquês de Baco
    a preparar-nos a rez
    que nos vai encher o saco.

    Quero lá saber de títulos!
    Já lá fui, não desgostei.
    Que nos próximos capítulos
    saia melhor do que entrei.

    Bem comido, bem regado,
    bom prato, bom garrafão...
    Se ficar empanturrado,
    seja de amor e paixão.

    Amizade a quanto obrigas!
    Amizade, o que eu te devo!
    A tocar nas raparigas,
    tento-me, mas não me atrevo.

    Não por vergonha, respeito.
    Não por medo, atenção
    por quem conservo no peito
    e guardo no coração.

    Lá estarei, Conchita.
    Beijos.
    André Moa

     
  • Às 10 de maio de 2009 às 19:59 , Blogger Concha disse...

    O Baco não deveremos provar
    a não ser a Zézita e a Fernandita
    pois a meditacação a nós não deixa
    sequer o olfacto saborear.

    Fiquemo-nos pela visão
    daqueles que o podem saborear
    a nós fica-nos a água
    que também dá para deleitar.

    A amizade quando é pura
    é dada sem retribuição
    É também um sentimento
    que só faz mal ao coração!

    Beijos
    Concha

     
  • Às 10 de maio de 2009 às 22:17 , Blogger Andre Moa disse...

    Desta vez vou adorar
    provar o nectar de Baco
    já basta de jejuar
    vou bater-me taco-a-taco
    com a Zezita e a Fernanda
    acabei o tratamento
    o prazer é que comanda
    sem prazer não me aguento
    Por isso eu vou beber
    E seja o que deus quiser.
    André Moa

     
  • Às 11 de maio de 2009 às 20:30 , Blogger Branca disse...

    Olá amigo André,

    Adorei esta boa disposição e este poetar ao desafio...
    Nem sabe o calvário que tem sido conseguir entrar nesta caixa de comentários... Várias vezes que tento encrava-me o sistema e lá tenho eu que desligar o computador, parece que gosta de parar neste post e daqui não sai, mas também não me deixa escrever, por isso é que por vezes vou pelo Olhar de Xisto, embora por lá mereça também uma demorada passagem, mas como sou teimosa, vou insistindo e hoje cá cheguei.
    Fico feliz, porque me parece que tudo continua bem, ou pelo menos a melhorar.
    Tudo de bom.
    Deixo-lhe beijinhos e volto.
    Branca

     
  • Às 12 de maio de 2009 às 18:20 , Blogger Concha disse...

    Com o veredicto "excelente"
    e medicação já não tomar
    haja prazer e alegria
    que o nectar de Baco
    pode proporcionar.

    Esta vida é assim
    umas vezes a rir,
    outras a chorar,
    valem-nos as amizades
    que são para durar.

    Concha

     
  • Às 12 de maio de 2009 às 18:48 , Blogger Andre Moa disse...

    Amizades de durar
    as da Concha e Brancamar
    tornam a vida excelente.
    Não há tempo para chorar
    a vida é para se levar
    sempre a rir, sempre para a frente.

    E enquanto não acabar
    o bom será festejar
    a vida no dia-a-dia
    com vinho e água-quente
    (falo de chá, minha gente)
    com prazer e alegria.

    Mas quando tiver que ser
    é jejuar a valer
    lá diz o velho ditado
    no meio está a virtude
    e é preciso ter saúde
    para se gozar o pecado.

    Beijinhos
    André Moa

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Que cantan los poetas andaluces de ahora...