SEJAM MUITO BEM VINDOS A ESTE BLOG!--------ENA!-- TANTOS LEITORES DO MEU BLOG QUASE DIÁRIO! ---ESTA FOTO É UMA VISTA AÉREA DA MINHA TERRA,-TABUAÇO! UM ABRAÇO PARA CADA UM DE VÓS! -ANDRÉ MOA-

sábado, 8 de maio de 2010

CICLO REFLEXÃO

A VIDA PLENA E O MEDO DE SER FELIZ OU A MENINA DANÇA?

Sonhos! Sempre sonhos! E quanto mais ambiciosa e fina é a alma, tanto mais os sonhos a afastam do possível. Cada homem traz em si a sua dose natural de ópio, constantemente segregada e renovada. E, do nascimento até à morte, quantas horas podemos contar preenchidas pelo verdadeiro prazer, pela acção feliz e resoluta?
BAUDELAIRE

O SONHO DE UMA NOITE

Sonhei que estava comodamente instalado na minha poltrona a assistir, muito interessado, a um debate político que decorria na televisão. Para ouvir melhor, desliguei o som do aparelho. Eis senão quando, inopinadamente, começo a ouvir ao longe, um cântico estranho e mavioso que se ia aproximando. Uma voz de mulher jovem cantava apaixonadamente uma canção conhecida e cuja letra era a seguinte:
Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai...
Eu sou um cristal bonito
Que se quebra quando cai.
Abre-se lentamente a porta da sala e entra suavemente a artista. E que artista, meu Deus! Rosto oval, cabelos fartos e negros, olhos amendoados, corpo alto e bem feito. Cingida numa saia rodada e de folhos multicolores, gingava com graça o rabo, mostrando, generosamente, as suas bonitas e elegantes pernas. Apertava-lhe o peito um pequeno «top» vermelho. Com o umbigo à mostra, um belo umbigo, e decote em trapézio que mostrava, pelo menos, dois terços dos seus maravilhosos seios.
- Queres dançar? Pergunta-me com voz sussurrante.
Precipito-me, célere, em seus braços acolhedores e rodopiamos, freneticamente, como loucos, como crianças, derrubando a mesa do centro da sala, enrugando a carpete, fazendo tombar cadeiras e até um candeeiro de pé alto que, por sorte, não se partiu.
De repente, tudo parou e ela desapareceu, porque eu acordei.

Questionário: - Sonhar é fácil?! O sonho comanda a vida, como diz Gedeão, ou é o contrário? A vida é que comanda o sonho?!
PAIXÃO LIMA

Olha. Baudelaire, acabo de fazer uma retrospectiva a setenta anos de vida e não consigo contabilizar horas daquilo a que tu chamas de “verdadeiro prazer”. Quando muito uns minutos, uns salpicos de tempo preenchidos por aquilo a que prefiro chamar prazer transbordante.
Sei lá o que é um “verdadeiro prazer”! E se um falso prazer nos encher as medidas, rejeitamo-lo? E como rejeitar o que já nos inundou a alma e transbordou para a vida?
Uma coisa me fizeste compreender. Vou tanto pelo sonho, foram tão escassos os instantes de «acção feliz e resoluta» (o “verdadeiro prazer”?) que sou levado a supor que a minha “dose natural de ópio” deve ser cavalar e “constantemente segregada e renovada”. Daí, não precisar de importar qualquer alucinogénio, qualquer outro tipo de ópio. Por esse motivo, serei homem de imaginação, de idealizações, nada inclinado para a acção, para a execução. Conclusão: sou um idiota, não um executivo. A bolsa que o diga.

Olha, Paixão, não sei se sonhar é fácil ou não. Penso que será uma propensão. Ou uma fuga? E uma fuga a quê? Às agruras da vida ou à própria vida? Como vês, à tua primeira questão só sei responder com interrogações. Uma coisa eu sei. Pode não ser fácil, mas é barato sonhar. Quanto menos se alcança, mais se sonha.
Quanto à segunda questão, penso que não é a vida mas as circunstâncias que nos comandam. A nós e aos nossos sonhos. Mas o que será a vida senão um somatório de circunstâncias? Se assim for, poder-se-á dizer que é a vida que nos comanda, que é a vida que comanda o sonho, embora, aparentemente, tudo leve a crer que “o sonho comanda a vida”, como cantou Gedeão. E mesmo que isto não seja verdadeiro, é lindo! Só o sonho faz avançar o mundo, “como bola colorida entre as mãos de uma criança”.
- A menina dança?
- Adormeça primeiro e então falamos.
- E se não sonhamos?
- Não dançamos.
- Mas se não dançamos, não sonhamos.
- Então, em que ficamos?
- Não ficamos, vamos. «Pelo sonho é que vamos». Sebastião da Gama o disse.
- E eu corroboro.
André Moa

18 Comentários:

  • Às 8 de maio de 2010 às 16:42 , Blogger Je Vois La Vie en Vert disse...

    Caros amigos,

    Não é preciso sonhar para dançar ! E que o diga a nina Laurinha !
    Vai uma dança, Laurinha ?
    Um tango ? uma valsa ?
    Para mim será uma salsa, um cha-cha-cha e um kizomba.
    Beijinhos sulfurosos (Termas de S.P.do Sul) da

    Verdinha

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 17:55 , Blogger Paixão Lima disse...

    Regressei da santa terrinha. Tabuaço continua a ser aquela rapariguinha por quem nos sentimos eternamente apaixonados. Sempre fresca. Sempre bela no seu vestidinho de menina pobre. Mas asseada e limpa. E sem modernices. Nada de calças de ganga. Pernas ao léu para se verem. Mas estou um pouco desanimado e triste. Tabuaço não é terra de futuro. Não há uma única indústria. O tempo parou e retrocedeu em Tabuaço. Não basta ser bela para ser feliz. Mas é pena.
    Um abraço para todos.

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 18:39 , Anonymous Anónimo disse...

    Caros Amigos!

    Os sonhos por vezes revelam os nossos mais profundos mistérios.

    É verdade que nos sonhos encontramos seres nunca antes vistos, terras, paisagens e mundos no conhecido e no desconhecido. Voltamos ao passado, voamos até ao futuro, encontramos umas pessoas queridas com as quais já convivemos(outras mal amadas) e as que provavelmente ainda iremos encontrar. Voamos sem limites.
    O sonho faz parte da vida, e está sempre relacionado com o nosso estado de alma.
    Alguém disse o seguinte:
    " O homem vive de razão e sobrevive de sonhos."

    No livro dos sonhos e seus significados, ser convidado para dançar, significa grandes alegrias que vêm a caminho, talvez um prémio inesperado, que tal jogar na lotaria ou no euromilhões?

    André, estive de novo com a tua amiga Maria Clara, que deixou um grande abraço e me incumbiu através desta via de to entregar.

    Beijos duplos

    L&L

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 19:22 , Anonymous Anónimo disse...

    Olha, Baudelaire, fico triste por nunca teres pensado que nuitos homens só com "ópio", em tripla dose,conseguem dar a todos a mensagem que nasceu do sonho. E, se calhar, nunca acreditaste que se deve amar primeiro e sonhar depois...Então, sim, " o sonho comandará a vida", mais, a vida levará a morte ao suicídio!

    Aquele abraço de sempre, irmão António

    Ernesto Leandro

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 21:02 , Blogger Laura disse...

    Alguém falou comigo? Moa, ouvi dizer; a menina dança? mas não adormeças que assim não posso ler nos teus lábios o resto da ladainha, logo... mas não dançamos já nas terras queridas de Tabuaço? não andamos ali a dançar ao som da chanson des vieux amants? cantada pelo Tenor Kim,as Meza soprano Verdinha, Ana, a Luisinha mesmo assim parece-me que mandou umas vozes ou fez coro... e depois prometemos repetir e claro que primeiro sonhamos ehhhhhhh e no almoço , dançamos de novo...

    Paixão, estás a falar com a pessoa menos indicada para te ajudar ou responder como deve ser, além de que como disse; nunca vivi um grande amor, por isso ainda não sei... sei o que é sentir mas não em conjunto usufruir de tão bela iguaria, lá isso não, assim, sonha rapaz, como todos dizem e eu acredito piamente que é o sonho que nos leva ao futuro com o agora sonhado presente, acredito que sim e assim, aqui a laura, sonha, sonha a dormir, sonha acordada, sonha na rua, a limpar a casa enquanto escreve continua a sonhar, a minha mente jamais deixará o sonho... e nem me rala que pensem que sou uma esgraçadinha, ai não que não sou...

    Sonho sonhando
    sonho voando pelo espaço sideral
    reclamando para mim
    o sonho de uma vida inteira
    não me querendo importar
    que haja quem me tome
    por uma rameira...
    Sonho e torno a sonhar
    não tenho medo de o fazer
    não me importo de sofrer
    se no caminho encontrar
    alguém a quem amar
    alguém que me queira beijar
    até perder o folego
    sonho
    porque o sonho comanda a vida
    e só nos braços do amor
    é que me vou entregar!...

    Ah, amei versejar, já há muito que não o fazia..
    Paixão, ópio não entra onde haja amor, não será necessário...acho eu, o amor é a arte mais bela da vida e todo o homem peca por não saber amar!...pena que não se possa ensinar, pode-se ensinar a arte do sexo, mas do amor? jamais...

    beijinhos a todos e bom resto de noite de sábado, nem ia postar mas lá vou em em busca do meu amor que um dia aparecerá..se o sonho o vai trazer...
    Mestre Moa e Paixão, andais com alergia ao resteas? parece que sim...

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 21:23 , Blogger Bichodeconta disse...

    Vinha eu pronta para uma dança e desapareceu o par..Pois, eu estava a sonhar.. Mas chegou a nossa Laurinha e a Verdinha e não em sonho mas em realidade, rodopiam ora em valsa, ora em salsa, ora num outro passo qualquer.. Eu fico a ver para aprender ehehe. Ouvi falar de Tabuaço, orelha fita, essa terra bendita não me sai do pensamento.. Vou a Tabuaço,é promessa para cumprir.. Hoje é dia 8, falta uma semana para que novos exames sejam feitos, novos resultados sejam dados, e novos planos de tratamento sejam traçados.. Posso não deixar muito rasto, mas estou aqui, e voltarei aqui sempre para deixar um abraço a quantos aqui passam .Abreijos, Ell

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 22:09 , Blogger Laura disse...

    Ai menina Ellzinha menina dos rodopios e dos fados cantados no almoço na Parede...
    Já tenho saudade de andar por aqui ao despique com a menina que cada vez vem menos...e faz favor de dizer o que é que se passa com esses exames, a menina anda no exame de condução? a aprender a manobrar o tractor da quinta é? ora vamos lá a dizer a verdade e se é preciso ralhete também levas, ou pensas que estás doente também? vá lá, isso trata-se seja lá o que for...
    Aquele apertadinho abraço da laura

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 22:12 , Blogger Paixão Lima disse...

    Amiga Verdinha,
    Desejo-lhe uma boa estadia nas termas. Não há como cuidar do corpo que também merece. A alma não precisa de tratamento. É uma boa alma.
    Um beijinho.

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 22:44 , Blogger Paixão Lima disse...

    Amigos L&L,
    Gostei do comentário que agradeço em nome da administração. Que bom seria se o livro dos sonhos transformasse os ditos em realidade. As grandes alegrias a caminho são o mais importante. O resto pode vir por acréscimo. Nada se recusa se vier por bem.
    Beijos para ambos.

     
  • Às 8 de maio de 2010 às 22:49 , Blogger Kim disse...

    Vale sempre a pena sonhar, mesmo que isso não se partilhe.
    O sonho é apenas o princípio da fé!
    Tu acreditas, logo vives!
    Tu sonhas, logo existes!
    Abraço amigo

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 01:07 , Blogger Paixão Lima disse...

    Irmão Ernesto,
    Um belo comentário. Ao teu nível. Vamos levar a morte ao suicídio ?! Claro que vamos.Ter de morrer só porque vivemos é injusto. Se a morte é o castigo, então a vida é um crime. Mas não estamos a viver como voluntários. Somos coagidos a viver. Ninguém nos pediu opinião. A morte é democrática e a vida ?!
    Um abraço Irmão.

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 11:52 , Blogger Paixão Lima disse...

    Amigo Kim,
    Tem razão quando afirma que vale a pena sonhar. Porque sonhar é ter esperança. É ter fé na materialização do sonho. Mas, porque não partilhar o sonho ?! O sonho dum projecto de vida, por exemplo.
    Um abraço,

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 12:15 , Blogger Paixão Lima disse...

    Laurita,
    O sonho é próprio dos que têm a capacidade de sonhar. E sonhar é amar o longe e a quimera. Convido-te a dançar o tango «sonho de amor» para que o sonho de amor se concretize.
    Um abraço apertadinho, minha romântica.

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 14:26 , Blogger Paixão Lima disse...

    Querido Bichodeconta,
    Deixa rasto que bem se nota. E um belo perfume. É Chanel nr. 5 ?! Como o par desapareceu outro apareceu. É assim a vida. Convido-a a dançar o tango «Esperança». Não na esperança mas na certeza de que vai tudo correr bem.
    Abreijos.

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 23:21 , Blogger Laura disse...

    Paixão, deixa-me procurar esse tango e já digo se gosto ou não!...
    Capacidade de sonhar, livra, eu nem lhe chamaria capacidade mas sim o meu estado de espirito normalque é ter sempre uma catrafada de sonhos a marinar na minha cabeça, a voltear, a dançar, ah, sonhos é comigo, vivo-os intensamente, e,

    são puros
    são belos
    são de amor.....

    Aqui a laura é toda ela uma montanha deles, se já disse que; sonho a dormir, acordada, na rua, na labuta, na vida, a estender roupa, a cozinhar,aqui enquanto escrevo os sonhos palpitam por aí... Rapaz, o sonho é a vida é a emoção do idealizado...e quando me dizem para descer á terra, deixo-os falar, eu só funciono assim naõ vês as minahs letras de poesias ou canções, fados, o que for?...
    Aquele apertadinho abraço da vizinha de Braga..laura

     
  • Às 10 de maio de 2010 às 18:00 , Blogger Bichodeconta disse...

    Qual salsa, qual tango
    Quero dançar o fandango
    Ao toque da concertina
    Como boa Alentejana
    Deixo o tango prá Laurinha
    Que com garra e sapiencia
    Dança o tango afinadinha..
    A laurinha rodopia
    Seja no tango ou na valsa
    Eu sou mais do folclore
    Mas não pense , não ignore
    Que danço o malhão e o vira
    O samba e o corridinho
    O bolero ou mesmo a salsa..
    E quando de tão cansada
    Me deixar cair pró lado..
    Cada um ao seu lugar
    A festa vai animar
    Silencio, canta-se o fado!
    O fado de todos nós
    Canção da nossa Lisboa
    Vamos afinar a vóz
    Tragam daí a guitarra
    Pra gaudio de todos nós
    Quero ouvir cantar o Moa...
    Abreijos, Ell

     
  • Às 10 de maio de 2010 às 19:20 , Blogger Andre Moa disse...

    O Moa anda cansado.
    Algo se passa com ele.
    Mas irá cantar o fado
    em honra da amiga Ell.

    Mas agora o fado é outro. Vai começar um movo ciclo que se chamará CRÓNICAS NO FEMININO.
    E vou daqui a correr para postar a primeira crónica desta nova série que irá ser alimentada pela já consagrada cronista Aida Baptista.
    Abreijos
    André Moa

     
  • Às 10 de maio de 2010 às 21:54 , Blogger Bichodeconta disse...

    E vou a correr ler essa amiga que não conheço mas que seguramente nos irá deixar crónicas bem interessantes para ler..Que se passa Moa ?A estrada não termina aqui..Esse cançasso , tens andado a portar-te mal?Vou perguntar á D. Teresa , deitar cedo e cedo erguer, é lixado mas tem de ser..Não abusar , vou saber como te portas e até lá deixo um abraço a todos quantos tarnam possível este espaço.. Abreijos, ELL

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Que cantan los poetas andaluces de ahora...